segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A importância do Currículo Escolar


Olá!  nesta postagem venho dividir com vocês o que é currículo, quais os conceitos de currículo Real, formal e oculto e qual a sua importância.

O currículo escolar é sem dúvida um tema bastante polêmico  e muitas vezes questionado por todos que são envolvidos direta ou indiretamente em sua prática.
Segundo o (texto de César Coll)

¨  O currículo é entendido como o projeto que preside as atividades educativas escolares.  Proporcionando  informações concretas sobre o que ensinar,como ensinar e que, como , quando avaliar ¨ 
 

Currículo Formal ou prescrito: vem estabelecido ao professor,  as regras de elaborar  estudos, as matérias á ser ensinadas, as atividades de aprendizagem,indicações metodológicas,oriundas e prescritas das diretrizes curriculares.

Currículo Real: é o processo de troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, onde ambos constroem uma interação no cotidiano enfrentando dificuldades de acordo com as experiências  de cada um e se dar a partir do currículo formal.
Currículo oculto:  É aquele que como o próprio nome já diz, muitas vezes passam despercebidos aos nossos olhos, porém são fontes de aprendizagem.os comportamentos diários mesmo que involuntários,a maneira como são tratados pelos funcionários e colegas,além de chegar aos olhos dos pais quando observam a organização das salas de aula,nos cartazes pendurados nas paredes, na higiene dos banheiros e do próprio ambiente escolar.


Diante disto devemos nos perguntar,que mensagem temos passado aos nossos alunos e comunidade através da nossa imagem?

¨Sacristán,(1998:25), já dizia que a escolaridade é um percurso para os alunos/as e o currículo é seu recheio,seu conteúdo é o guia de seu progresso pela escolaridade ¨

Diante disto qual a sua opinião em relação ao currículo escolar, ele pode ser compreendido como um aliado  ou um ditador de regras ao professor?

vamos juntos debatermos sobre este tema.deixe seu comentário!
para saber mais e conhecer os diferentes níveis de currículo, acesse:


OBS: todas as imagens contidas nessa postagem
         foram retiradas da internet.em caso de necessidade
         de postar créditos, entre em contato que assim o farei.



18 comentários:

  1. MUITO BOM! SEMANA PASSADA PARTICIPEI DA CAPACITAÇÃO PARA MEDIADORES QUE SE TRATAVA JUSTAMENTE DA METODOLOGIA DE ENSINO,E COMPETENCIA CURRICULA , E QUE DE TRATA DO CURRICULUM REAL QUE É JUSTAMENTE ESSA TROCA DE EDUCANDOS E MEDIADORAS MUITO PROVEITOSO MESMO. PARABÉNS ESTA FICOU OTIMO .
    QUANDO FALO TROCA ,FALO EM TROCAS DE ENSINO E CONHECIMENTO ENTRE AS MEDIAÇÕES SOM ALUNOS E PROFESSORES.
    NA VERDADE TODO ESSE CONJUNTO AI DE CURRICULUM FORMAL,REAL E OCULTO NA VERDADE SE TRATA DE UM CONJUNTO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES EMFIM...QUE SÃO CONSIDERADAS IMPORTANTE PARA SEREM TRABALHADOS DENTRO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO. RS RS
    VAI PROFESSORA!!!! RS RS
    (ELCIMEIRE SALDANHA)

    ResponderExcluir
  2. Olá Elcimeire Saldanha.
    muito bem colacada sua opinião.é verdade,nós professores somos mediadores,entre o saber e o aprendiz.seja qual for o ambiente estamos mesmo em uma constante troca de conhecimento e mesmo enquanto professores,vivemos em eterna aprendizagem.
    obrigada pela colaboração,pela força e carinho!
    um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gleicyvania,sou Elaine moro em novo horizonte, rondonia quero parabenizala, o seu blog ficou muito bom, e é isso ai estou lendo a respeito do termo currículo e interessante, o quanto que os professores tem que se desdobrar para ir além daquilo que esta prescrito no currílo formal, pois conforme as atualizações e milhares de informações que chegam aos nossos alunos é difícil nos enquadrar mas o caminho é este ....
    sucesso menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá ELAINE querida,muito feliz com sua visita e comentário.é verdade o que você diz á respeito do professor ter que se desdobrar em relação ao currículo.porque o currículo por si só já é mesmo muito complexo.
      um abraço e obrigada por sua visitinha...
      volte sempre!

      Excluir
  4. Achei maravilhoso o seu blog,seu texto é muito pertinente em suas colocações,mesmo que estejamos longes quero muito continuar interagindo contigo,na UNOPAR temos esta vantagen de VIAJAR PELO BRASIL, Além da sala de aula, tomara que depois do blog muitos percebam isto...A internet é uma aliada neste trajeto, mais não pode isolar ninguém no mundo,por isto depende da gente, participar.Felicidades..Gostei muito de vir te visitar..(Com carinho deste este comentário a ti)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda França,muito bom te-la aqui,estive lá no seu blog que achei um maior barato,aprendi e ainda me distrai com os sus mimos,querida que possamos no decorrer do curso nos aproximarmos ainda mais,vamos apoiar sim umas á outros pois o nosso objetivo maior é nos tornarmos profissionais competentes e capacitadas para exercer aquilo ou além do que estamos estudando...obrigada pelo carinho e a reciproca é verdadeira.
      abraços!!!

      Excluir
  5. Eu postei um comentário pra ti..agora a pouco..caso não tenha dado certo.. "Deixo um grande abraço pra ti"okkk

    ResponderExcluir
  6. Olá sou amiga da Fernanda França...
    graças a ela conseguimos aprender a mexer no Blog!!!
    Ela é um máximo!!!obrigada pela visita..okkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá MARIA IVANETE...
      que bom ter uma amiga assim por perto né?
      é como eu sempre gosto de dizer:só cresce quem divide.
      parabéns pelo seu blog e interesse em aprender.
      um abraço!e obrigada por está aqui também!!!

      Excluir
  7. Respostas
    1. CÍCERA GOMES,eu que agradeço á retribuição!!!
      estamos á disposição sempre!
      vamos todas juntas vencer mais esta etapa em nossas vidas.
      um abraço.
      vou divulgar todos os blogs das amigas....
      ok!

      Excluir
  8. oi gleicyvania, parabens pelo seu trabalho, vamos faser a deferença como pedagogos, vamos sermos pedagogos digitais. onde vamos usar esta ferramenta para tornar nossas aulas mais atrativas e moderna, onde o aluno vai ter gosto de pesquisar sobre os conteudos, adeus ao ensino decoreba, thall o ensino tradicional. e o fim da alienação.

    ResponderExcluir
  9. isso mesmo Paulo Adriano,vamos nos aliar á esta ferramenta como instrumento de ensino,pois nós enquanto alunos sabemos o que nos atrairia ainda mais aos estudos.e podemos usar aos nossos alunos que serão motivados á ser pesquisadores do conhecimento.a internet está ai só precisamos saber usá-la.
    obrigada pela participação!!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa vi seu blog de artes(crochê)muito bonito, acho lindo,minha mãe ama,eu infelizmente não aprendi ainda,mais vou,pois de agora em diante quero saber fazer de tudo um pouco,ainda não leciono, mais estou anciosa com este momento, vou contar ponto em algumas escolas aqui,oha quando eu comprar os objetos para começar minha prática no crochê pegarei algumas dicas contigo!!! rsrrsr!! Um abraço...coloquei ele como dica para outras do curso verem tbm!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi FERNANDA FRANÇA,querida que bom que você gostou do meu outro blog eu tenho um carinho muito grande por aquele espaço também!
      e pra ser sincera eu estou aprendendo á cada dia,acredita que há uns 5 anos atras eu nao sabia nem pegar na agulha direito?fui fazendo por curiosidade e gostei demais...as primeiras peças ficaram tortas ainda tenho umas aqui depois postarei só para vc ver.o croche é uma terapia ocupacional maravilhosa ele me deixa menos ansiosa e eu viajo muito enquanto faço.vc vai amar.e pode contar comigo quelhe darei todas as dicas.bjos e até mais.

      Excluir
  11. gostaria de debater um assunto com vc gleicyvania.
    vejo na televisão, mais especificamente no canal 11, (record)no programa da tarde com o brito e a ana rickmam, passou pessoas milhonarias que morreram e deixaram milhões de heranças para seus cachorros. fico pensando o quanto estas pessoas eram infelizes, eram ricas mas não eram felizes, estavam arrodeadas de pessoas mas eram sós. morreram mas não tiveram uma pessoa para dizerem assim eu vou morrer e vou deixar minha herança para o meu filho porque ele me ama, ou vou deixar para meu marido porque ele me ama, ou vou deixar para meu irmão por que ele me ama, ou para meu amigo porque ele me ama, ou para o garçom, ou para o padeiro, ou para uma instituição de caridade. NÃO, ela olhou e viu que ninguem amava ela, más ela também não estava preocupada porque ele também não amava ninguém. AI ela consumou a sua ignorancia, vou deixar minha herança para o meu cachorro. hoje ela esta morta e nada ela fez para tentar ajudar o mundo. e um dia o cachorro dela vai morrer. para refletir; será que o ser humano não vale mais que um cachorro. o milhonarios que pessam em fazer o mesmo quando morrerem lembre-se de que a tua alma nunca vai morrer. a do cachorro se acaba. más a tua e eterna.

    ResponderExcluir
  12. pois é Paulo Adriano,também assisti á essa matéria e também fiquei chocada.infelismente essas pessoas em questão nem mesmo se amavam.pois apartir do momento que nos amamos,queremos beneficiar nossos semelhantes.eu vejo essas pessoas como alguém vazias que não foram capazes de pensar nem mesmo nos seus empregados que com toda certeza conviviam no dia-a-dia com eles e como maneira de vingança e estrema solidão tiveram a infelicidade de dixarem suas heranças á um animal que de nada terá beneficios,sem pensar nas inúmeras pessoas realmente necessitadas de uma ajuda.nos devemos nos examinar todos os dias,para não sermos ingratos e devemos sim levar em consideração á situação de nossos semelhante sempre.
    obrigada pela contribuição!

    ResponderExcluir
  13. gostaria de uma ajuda fiz meu trabalho de TCC com o tema Curriculos e suas implicações na pratica pedagogica e agora estou sem saber como justificar a escolha desse tema se alguém poder me ajudar desde jã agradeço:Artemiza

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!!
ele é muito importante pra mim.